domingo, 27 de dezembro de 2015

Familiar

Eu demorei anos da minha vida pra aprender a pedir socorro. Entenda que eu diferencio "pedir socorro" de "reconhecer que você precisa de ajuda" ou "pedir ajuda", ou aquilo que você faz no "começo" da sua depressão. Eu fiz tudo isso pela primeira vez depois da minha primeira crise de depressão. Eu já estava há um ano passando mais tempo triste do que feliz, cultivando desprezo por mim mesma, me agarrando a tudo que parecia tão triste quanto eu... Aparentemente isso é basicamente a adolescência pra maioria das pessoas. Basicamente todos os meu amigos se sentiam assim.
Mas teve o momento que as coisas saíram ainda mais do controle... Quando absolutamente tudo perdeu o sentido. Chegou o momento que a dor emocional ficou grande demais pra ficar só no meu peito, e foi quando eu comecei a me cortar e a ter ataques de pânico. Eu passava dias sem sair do meu quarto. Passei mais de uma semana sem colocar o pé pra fora de casa. Naquela época a gente não tinha acesso tão fácil à internet, então eu não me comunicava com ninguém. Minha mãe trabalhava o dia todo, e achava que eu estava passando por uma fase. Eu me lembro do dia que eu não consegui mais achar motivo pra não me matar, e só não me matei pq tive uma "alucinação", mas não quero falar sobre isso. Acho que foi depois daquele dia que eu resolvi contar pra minha mãe o que estava acontecendo comigo.
De uma maneira misturada as reações da minha mãe foram:
- Se culpar de um maneira que fez eu me sentir pior ainda;
- Menosprezar o que eu sentia, pois ela tinha passado por coisas piores na vida do que eu;
- Me dar remédios;
A reação do meu pai foi:
- "Ótimo, tem mais uma louca na casa agora"
A reação das minhas amigas de escola foi:
- Me odiar, me excluir. tentar me bater (?);

Eu tinha 13/14 anos quando tudo isso aconteceu, e isso fui eu "reconhecendo que precisava de ajuda e pedindo ajuda"

Pedir socorro aconteceu muitos anos depois. Pedir socorro acontece quando você já está tão familiarizado com sua doença que até já apresentou ela pros seus melhores amigos. Quando você já conhece cada passo, cada gatilho, cada fase... O que não significa que é fácil. Boa parte do tempo você passa pedindo ajuda.
"Hey, vamos tomar um café?" "Tô precisando desabafar" "Vem aqui em casa hoje? Queria uma companhia" "Estou mal, preciso me distrair".
Sou amiga de C. há mais ou menos uns 5 anos, e acredito que a primeira vez que pedia socorro pra ela, já tínhamos completado uns 3 anos de amizade. Não é fácil pedir socorro. Não é fácil, principalmente pq se você está precisando de socorro, você provavelmente já pediu  ajuda várias vezes, mas não adiantou. Acho que pedi socorro apenas umas 3 ou quatro vezes na minha vida. Vários momentos eu simplesmente deixei nas mãos do destino pra ver se eu sobreviveria àquilo ou não. O que é pedir socorro?
"Eu preciso de um motivo pra não me matar agora" "Não me deixe chegar perto das janelas"
Se eu estou pedindo socorro? Não, eu estou cansada demais pra isso. Com o tempo você descobre que é extremamente injusto você pedir socorro pra alguém, pq é como se você colocasse a sua vida sob responsabilidade de alguém. Dessa vez eu não vou pedir socorro.
Faziam mais ou menos 6 meses que eu não cortava. As paredes do fundo do poço já são tão familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário